Sala de Jantar

Como Organizar os Móveis na Sala de Estar

A sala de estar é o coração da sua casa. Pois é nela que os amigos e família se reúnem. A forma com que você coloca em ordem os móveis na sala de estar é fundamental para otimizar o espaço e criar um cenário esteticamente agradável. A escolha da mobília certa é o primeiro passo, a escolha de como dispor os móveis é o segundo. Neste artigo, vamos conferir algumas dicas de disposição de móveis para a sua sala de estar.

O primeiro fator a se ter em consideração na hora de realizar o planejamento da organização é precisar onde está o fluxo de ar para facilitá-lo no posicionamento dos elementos. O que fazer em seguida, você vai ver a seguir.

Meça o Ambiente

Determine, primeiramente, o tamanho da área a ser decorada. Utilize uma fita métrica para mensurar as dimensões exatas, tanto da largura, quanto do comprimento e largura. Meça também as dimensões da entrada. Estas medidas são importantes, sobretudo, na hora de comprar os móveis.

Defina um Estilo

Considere pensar nas características dos móveis e demais artefatos utilizados na decoração. Se desejar um ambiente mais calmo para o descanso, opte por móveis com características semelhantes para evitar o ruído visual. Eis o poder de aplicar conceitos da psicologia e gestalt na decoração de ambientes. Se você gosta de um ambiente mais animado e energético, espalhe obras de arte pela sala, escolha um sofá extravagante em tamanhos maiores que o normal, etc.

Pense na Escala

Profundidade no espaço é um conceito importante na hora de decorar sua sala. Pode parecer difícil pensar a profundidade, mas é mais simples do que você imagina. Considere peças que criem um equilíbrio e unidade que você consegue facilmente alcançar a harmonia da profundidade.Você pode redimensionar a profundidade de qualquer ambiente utilizando espelhos. E o pulo do gato, aqui, é apostar em formatos diferentes do tradicional quando se trata de espelhamento.

Simetria x Assimetria

Se você é uma pessoa mais simétrica (alguns tem até TOC com esse tipo de coisa), você pode optar por uma sala mais organizada e equilibrada, que fica até mais harmônica e agradável aos olhos. Porém, se você for o tipo de pessoa que gosta de algo diferente, pode optar por características mais assimétricas, como lâmpadas em tamanhos diferentes. O desequilíbrio está em alta entre as principais tendências do mundo da decoração.

Crie Zonas

Áreas grandes deixam o ambiente mais intimista. Crie áreas separadas para refeições, conversas ou para assistir TV. A ideia aqui é criar ambientes separados e utilizar os móveis para delimitar esses espaços de acordo com os seus gostos e personalidade. Você pode, inclusive, variar o estilo da decoração de acordo com a utilidade do espaço em questão.

Combine Cores

As cores tem efeitos sensacionais nos moradores da casa. Você pode estudar pela a internet a chamada psicodinâmica das cores, onde você vai encontrar as melhores ideias para influenciar sua temperamento através das cores. Existem cores para estimular a criatividade, para relaxar, para estudar, etc. Aposte e aproveite o poder das cores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *